Firewall
FIREWALL
Trabalho realizado para a disciplina de Tecnologia e Sistemas de Seguranças. Este trabalho foi realizado pelo aluno, acima citado, estudante do Curso Técnico em Informática.
Orientador(a): GABRIEL GOMES
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PORTÃO
Rua Porto Alegre, 488, Estação Portão -Portão, Rio Grande do Sul.
SETEMBRO, 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE É FIREWALL? 5
2.1 Firewall como Software. 5
2.2 Firewall como Hardware. 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa, será abordado um tipo de aplicação de segurança para redes, conhecido como firewall. Esta aplicação de segurança é encontrada na forma de software e hardware. Há algumas diferenças nessas duas formas, porém, o objetivo de segurança é o mesmo.
O QUE É FIREWALL?
Na tradução literal da palavra, firewall é Parede de Fogo. Na informática, isso não é muito diferente. Firewall é uma barreira de proteção, que bloqueiam dados maliciosos, porém, ele nada interfere nos dados normais que precisam transitar pelas redes.
Firewall como Software.
Aplicações com a função firewall já estão presentes em todos sistemas operacionais modernos, permitindo assim uma segurança maior desde a primeira vez que o computador seja ligado. O Firewall trabalha com “regras”, ou seja, pacotes de dados que estejam dentro das regras podem fluir normalmente, e pacotes que não estejam totalmente dentro das regras são bloqueados.
Firewall como Hardware.
São equipamentos específicos, mais comuns em aplicações empresariais. Algumas das vantagens desses equipamentos são: o hardware é “dedicado”, em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Assim, o firewall pode obter maior capacidade de requisições e aplicar filtros de maneira mais ágil.
CONCLUSÃO
Com o término desta pequena pesquisa, pode notar-se a importância do firewall, seja ele software ou hardware. Com esta aplicação, podemos ter uma maior