Firewall
Firewall são sistemas de segurança que buscam realizar um controle entre redes, na sua grande maioria entre uma rede local e a Internet, permitindo ou negando permissões e acessos a determinadas informações, arquivos, link, entre outros.
O Firewall é um filtro que permite o controle de pacotes enviados de uma rede a outra, aceitando somente de transmissão e recepção de dados autorizados. Para permitir a comunicação o Firewall realiza uma analise dos tipos de serviços que são permitidos. O Firewall pode ser encontrado de duas formas, em hardware e software, sendo que o Firewall em software são mais recomendados e utilizados para redes domesticas. O que podem fazer
O Firewall age criando uma barreira que impede que ocorra acessos indevidos as informações confidências e pessoais. Mas este funcionamento pode variar de acordo com a configuração do Firewall e/ou fabricante. Os Firewalls podem agir de duas formas: Realizando filtro por pacotes e a outra forma realizando o controle de aplicações, que podem realizar algum acessos indevidos.
O que não podem fazer
O Firewall só consegue controlar acessos que passem por ele, caso haja um nova rede ou caminho que não passe pelo Firewall, o mesmo não poderá realizar os filtros programados deixando os mesmos desprotegidos. E não é possível realizar controle com pessoas que não tem acesso, caso tenham acesso a maquina ou a informação de forma que não passe pelo Firewall.
Vantagens/desvantagens
Vantagens:
Maior controle e segurança da rede (Filtragem de pacotes e Proxy de aplicação)
Permite a realização de NAT (Network Address Translation)
Permite monitoramento e registro de acessos, tráfego e gasto de banda.
Impede que tenha acesso entre o computador remoto e o servidor de internet
Desvantagens:
Não consegue combater o agente humano dentro da rede interna.
O Firewall deverá ter um servidor Proxy específico para cada aplicação.
As maquinas da rede interna tem que estar configuradas ao