Firewall
Fundamentos da RFID:
Entendendo e usando a identificação por radiofreqüência
ÍNDICE
Introdução
2
Utilizando a tecnologia RFID
4
Como funciona a tecnologia RFID
Tags (Transponders)
Opções de leitores/gravadores
2
2
3
Conclusão
4
Desempenho da tecnologia RFID
Freqüência
Alcance
Segurança
Padrões
3
3
3
3
4
INTRODUÇÃO
A identificação por radiofreqüência (RFID) é uma das tecnologias mais vantajosas e de crescimento mais rápido que está sendo adotada pelas empresas atualmente. A adoção dessa tecnologia de coleta automática de dados (CAD) foi recentemente reforçada pelo estabelecimento de padrões, por normas do setor de varejo e do poder público, pela melhoria do desempenho da tecnologia e pela diminuição dos custos de implementação.
A tecnologia RFID possibilita grandes benefícios para muitas indústrias e aplicações. No entanto, avaliações erradas sobre o que é, e o que ela pode fazer, geram obstáculos que desencorajam algumas empresas de aproveitarem da tecnologia.
Este white paper apresenta um panorama da tecnologia RFID e seus recursos, descreve as freqüências e tecnologias mais comuns usadas em aplicações de negócio, identifica os principais padrões e apresenta maneiras de aproveitar de soluções RFID para aumentar a praticidade, a precisão, a segurança e a proteção.
O leitor envia um sinal de rádio que é recebido por todas as tags presentes no campo de RF sintonizadas nessa freqüência.
As tags recebem o sinal através das suas antenas e respondem transmitindo os dados armazenados nelas. A tag pode conter vários tipos de dados, entre eles números de série, instruções de configuração, histórico de atividades (por exemplo, data da última manutenção, o momento em que a tag passou por um determinado local, etc.), ou até mesmo temperatura e outros dados fornecidos por sensores. O dispositivo de leitura/gravação recebe o sinal da tag através da sua antena, o decodifica-o e transfere os dados