Firebird
BACHARELADO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
NILSON AGUIAR
GLEYCIANE XIMENES
MAISA DE VASCONCELOS
FIREBIRD
FORTALEZA
2011
SUMÁRIO
1 Introdução
2 História
3 Características a. Ferramentas b. Componentes c. Principais Recursos d. Vantagens e. Limitações
4 Conclusão
INTRODUÇÃO
Na era da informática, seja em qualquer tipo de instituição a informação se tornou um bem muito precioso, e graças a isso os bancos de dados surgiram com intuito de suprir as necessidades de aperfeiçoar, armazenar e recuperar todas as informações. Com a necessidade de segurança para estas informações surgiram então os sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD).
O Firebird é o SGBD apresentado neste trabalho sendo ele gratuito e de código aberto. É desenvolvido pela FirebirdSQL Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visa o aperfeiçoamento do software em conjunto à comunidade de usuários.
Iremos abordar um pouco da história da fundação do Firebird e entender o funcionamento de do sistema de gerenciamento do mesmo.
HISTÓRIA
O Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados que surgiu a partir do Interbase 6. A proposta da Borland iniciou-se em 2000 quando foi aberto o código do Interbase, porém para que somente fossem feitas sugestões, sem que nenhuma alteração do código pudesse ser feita por alguém que não fosse interno à companhia. Isso trouxe bastante descontentamento aos desenvolvedores que em julho de 2000 criaram a Firebird Tree no Source Forge1, para que houvesse um espaço aberto a todos.
Em 2001 a Borland volta com versões comerciais, tendo então duas versões do Interbase 6, a open source e a comercial. A primeira versão do Firebird foi lançada em março de 2002 e é licenciado sob a IPL (InterBase Public License ), a qual tem os mesmos