Fios
Fios e Cabos elétricos nus – Fabricação, Escalas e Normas
Daniel H. Pastro, 9907998 - Eng. Elétrica -UFPR
Resumo-Este documento apresenta o método de fabricação, escalas e algumas normas além de uma idéia geral a respeito de fios e cabos elétricos nus. Palavras-chave—Cabos, fios e nus.
A. Fabricação Chamamos de fio ao produto metálico de qualquer seção maciça, de comprimento muito maior do que a maior dimensão da seção transversal. A fabricação dos fios se dá inicialmente pelo processo de fundição do metal. Enquanto fundidos, eles são quimicamente refinados a fim de remover impurezas indesejáveis. O metal fundido é vazado no interior de um molde onde solidificará. O molde é um lingote, isto é, simplesmente um bloco de metal solidificado que será mais tarde deformado por trabalho mecânico. No processamento mecânico, chamado de laminação, a forma é permanentemente modificada, portanto, as tensões aplicadas devem estar acima do limite de escoamento. Normalmente o processamento mecânico é feito a altas temperaturas já que nelas o material é tipicamente mais macio e mais dúctil. Após a laminação é feito a Trefilação que é um processo à temperatura ambiente onde é produzido o fio. O princípio da Trefilação é o mesmo que o estiramento na bancada, mas como se tratam de grandes comprimentos, foi preciso construir máquinas especiais nas quais o arame é puxado através da fieira por rolos motrizers. Para fios de cobre, onde a seção é bastante diminuída, passa-se em maior numero de fieiras. Estas em metal duro ou diamante, são posicionadas em série. O fio passa de uma para a outra em ziguezague, conduzido por cilindros de inversão que asseguram ao mesmo tempo a tração. O conjunto é colocado numa cuba contendo um líquido que serve, ao mesmo tempo, de lubrificador e de refrigerador.
I. INTRODUÇÃO Este documento apresenta informações sobre fios e cabos elétricos nus a respeito de sua fabricação,escalas, normas e algumas definições.
II. CONSIDERAÇÕES GERAIS