Fios e cabos eletricos
Os fios e cabos são condutores elétricos, ou seja, designados como um corpo formado de material condutor e destinado primordialmente à condução de corrente elétrica.
O cobre e o alumínio são os dois metais mais usados na fabricação dos condutores elétricos. Ao longo dos anos, o cobre tem sido o mais utilizado, sobretudo em condutores isolados, devido, principalmente, a suas propriedades elétricas e mecânicas.
Desenvolvimento
1. Fios e Cabos Elétricos
O cobre para condutores é o cobre eletrolítico, com pureza de até 99,99%. Obtido em lingotes, é transformado em vergalhões, que são produtos maciços, semi-acabados, de forma geralmente cilíndrica e de comprimento muito maior do que a maior dimensão da seção transversal, e fabricados por laminação ou extrusão a quente. Os dois tratamentos principais do cobre na fabricação de condutores são o estiramento a frio, que dá o cobre duro, e o recozimento, que dá o cobre mole (ou recozido); intermediário entre esses dois tipos, temse o cobre meio-duro. O cobre recozido é o mais utilizado na fabricação dos condutores elétricos.
O alumínio para condutores, com uma pureza de cerca de 99,5%, é obtido normalmente por laminação contínua, sofrendo processamentos análogos aos do cobre; via de regra, é utilizado alumínio meio-duro. Seu uso baseia-se principalmente na relação condutividade/peso, a mais elevada entre todos os materiais condutores, e no seu preço, bem mais estável que o do cobre e inferior ao desse metal. O alumínio praticamente domina o campo dos condutores para linhas de transmissão; são também fabricados condutores isolados, embora seu uso apresente algumas restrições.
Os fios podem ser usados como condutores elétricos nus ou isolados, ou podem ser produtos semi-acabados destinados à fabricação de cabos. Os fios cuja seção tranversal não seja circular, são chamados de fios perfilados e designados pela forma da seção transversal (quadrados, retangulares etc.).
Ao conjunto, isolado ou