Fios Trefilados
Palmas, 2013
O QUE É TREFILAÇÃO
A trefilação é um processo mecânico a frio, que consiste na passagem de uma barra, perfil, tubo ou fio, por uma matriz (fieira), por meio de uma força de tração, conformando o diâmetro inicial, para o diâmetro final desejado, conferindo-lhe melhor precisão dimensional, melhor qualidade superficial e melhores propriedades mecânicas.
FIOS TREFILADOS
Os fios metálicos trefilados são conhecidos há vários séculos. As barras redondas eram puxadas manualmente através de fieiras de ferro.
Após a industrialização da siderurgia, na segunda metade do século passado, tornou-se possível fabricar fios de aço de grande3 comprimento e em grande quantidade.
Os fios de aço doce (0,05 a 0,5%) constituem os arames moles utilizados para amarrações, cercas etc. Os fios trefilados de aço duro encontram utilização nas pontes pênsis e nos elementos tensores de proteção de estruturas de aço e de concreto.
O aço dos fios trefilados é do tipo médio a alto carbono, com os seguintes elementos:
C 0,4
0,8%
Mn 0,5
0,7%
Si 0,12
0,20%
Pmax
0,035%
Smax (momento estático)
0,035%
Os fios são fabricados a partir de barras laminadas, por trefilações sucessivas.
As barras laminadas sofrem inicialmente um tratamento térmico chamado patenteamento: são aquecidas a 900 – 100°C e depois esfriadas a cerca de 500°C num banho de chumbo ou de sal. A trefilação se faz puxando a aço através de uma fieira de material muito duro (carbeto de tungstênio) polido, com diâmetro reduzido. Em cada passagem na fieira, o fio sofre uma reduçção de diâmetro da qual resulta geralmente um aumento de resistência.
Para evitar superaquecimento e desgaste, os fios são lubrificados com sabão ou grafita.
Após a trefilação ou nos intervalos de trefilações sucessivas, os fios são tratados termicamento por aquecimento a 200 - 400°C, operação análoga ao recozimento. Os fios de aço duro são, portanto, produtos