Finta
A finta, é uma jogada individual, que existe em praticamente em todos os esportes coletivos, como futebol, basquete e etc. No caso do futebol, o termo mais usado é o "drible"; na verdade, a definição acima é insuficiente, pois às vezes, o movimento não visa enganar o adversário, mas sim tirá-lo da jogada, que pode ser feita também pela rapidez e perfeição do movimento, como no caso de Garrincha, que tinha as pernas tortas e que driblava quase sempre para o mesmo lado, mas com tal rapidez que o adversário não conseguia reagir de modo eficiente.
A finta pode existir também em esportes individuais, como no caso da esgrima. já no caso do drible, o aluno pode correr a quadra com a posse da bola, sem infringir as regras do jogo.
Finta (do italiano finta, ato de fingir, do particípio passado do verbo "fingir") é um termo usado para designar um ou vários movimentos que tendem a "ludibriar", enganar um adversário, quando se está participando de competições ou jogos esportivos. O objetivo é fazer com que o adversário acredite em uma ação, que não acontecerá, levando-o a tomar postura, posição ou atitude ineficiente diante do ataque.
A finta, é uma jogada individual, que existe em praticamente em todos os esportes coletivos, como futebol, basquete e etc. No caso do futebol, o termo mais usado é o "drible"; na verdade, a definição acima é insuficiente, pois às vezes, o movimento não visa enganar o adversário, mas sim tirá-lo da jogada, que pode ser feita também pela rapidez e perfeição do movimento, como no caso de Garrincha, que tinha as pernas tortas e que driblava