fines
Neste presente trabalho falaremos dos textos esquemáticos, da sua contribuição para com os outros textos. Terremos reflexões sobre como organizar os diferentes tipos de textos.
Textos Esquemáticos
É o modo de organizar os textos. “Eles são geralmente caracterizados pelo seu estilo, seu conteúdo temático e sua estrutura própria”¹.
Todos textos podem ser elaborados ou estruturados de forma esquemática, mas alguns textos têm um estilo e estrutura já esquematizado e alguns não esquematizados como reportagens, editorias, noticias, etc, estruturam-se de forma discursiva. Frente as formas apresentadas pelos vários textos como (esquemática e discursiva), os textos esquemáticos dividem-se em textos esquemáticos prototípicos (essencialmente esquemáticos) e os textos discursivos prototípicos (artigos de opinião).
Os textos esquemáticos e os textos discursivos são ambos esquemáticos e podem apresentar divisões ao longo do esquema; são esquemáticos os textos didacticos quando procuram obter com clareza alguns conceitos.
Objetivos
Os textos esquemáticos oferecem as informações com clareza e protidao ao leitor.
Opta-se pelos textos esquemáticos para satisfazer algumas necessidades como:
- Apresentar informações, palestras, aulas, exposições e elaborar listas, tabelas, quadros.
- Ilustrar, complementar matéria noticiosa em jornais e revistas;
- Fazer anotações de palestras, aulas expositivas diversas;
- Reduzir informação partindo de textos-fontes, normalmente discursivos;
___________________________________________
1 - BAKHTIN, Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003
Gêneros de texto esquemáticos
Alguns gêneros de texto são esquemáticos na sua origem, (balanços, cardápios, notas fiscais, etc) e outros são predominantemente esquemáticos, mas podem ganhar uma forma discursiva, (folhetos, volantes, receitas culinárias).
Critérios de análise e classificação
Os textos