Finanças
PAULO RAMON GOMES DA SILVA
ANDREA LUIZA ANDRADE
EXPORTAÇÃO DE CALÇADOS
Maceió
2013
Produto
O produto escolhido a ser exportado foi o calçado de couro, uma vez que a grande variedade de fornecedores de matéria prima (couros, componentes e produtos químicos), máquinas e equipamentos, aliada à tecnologia de produtos e inovações, faz do setor calçadista brasileiro um dos mais importantes do mundo. São mais de 2,4 mil indústrias de componentes instaladas no Brasil, cerca de 800 empresas especializadas no curtimento e acabamento do couro e mais de uma centena de fábricas fornecedoras de máquinas e equipamentos para o setor.
É com esta estrutura altamente capacitada que os fabricantes realizam a produção do calçado brasileiro, hoje exportado para os cinco continentes, detendo os mais modernos conceitos de administração de produção e gestão de fabricação, como just in time e outros processos de qualidade internacional.
Código NCM:
64042000 - Calçado com sola exterior de couro natural ou reconstituído.
Histórico de Exportação:
A indústria de calçados no Brasil iniciou seu desenvolvimento na primeira metade do século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães - excelentes artesãos - ao Rio Grande do Sul.
As produções iniciais, que eram caseiras e, basicamente, arreios para montarias, foram dando lugar a outros artigos para suprir a necessidade do mercado local. Assim, começaram a ser produzidos também os calçados que, com a abertura de curtumes e a fabricação de algumas máquinas, tiveram sua produção industrializada.
No final do século XIX foi fundada a primeira fábrica de calçados brasileiros no Vale dos Sinos - Rio Grande do Sul. Na medida em que crescia a demanda por calçados, a produção também se expandia a cada ano, e então, formou-se aquilo que hoje é um dos maiores clusters de calçados do mundo.
De lá para cá, o setor expandiu suas atividades mediante a