finanças
PROJETO INTEGRADOR
SALVADOR
2013
ANTONIO MARCOS DOS SANTOS NETO
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
SALVADOR
2013
FINANÇAS EMPRESARIAIS
As finanças podem ser definidas como bens de valor líquido ou agregado, porém o conceito de finanças é muito mais vasto e dinâmico.
“As finanças podem ser definidas como a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. Virtualmente todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro. As finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governo.” (GITMANN, 2001, p.34).
O conceito de finanças nasceu nos anos 1950. Desde então, a área financeira tem ultrapassado muitas outras, em número de docentes, orientadores e, principalmente, na quantidade e qualidade da produção científica. A maioria dos orientadores de Finanças leciona em cursos de Administração, em que abordam características normativas, isto é, um fator decisório, seja um investidor individual ou gerente empresarial, busca maximizar uma função-objetivo, seja em utilidade ou em retorno esperado, ou agregar valor para o acionista, para um dado preço de título obtido no mercado. No nível micro, as finanças são o estudo do planejamento financeiro, da gestão de ativos e da captação de fundos por empresas e instituições financeiras com fins lucrativos ou sem fins lucrativos. O termo finanças também pode ser definido como arte e a ciência de administrar o dinheiro.
"Dinheiro é o ativo monetário criado pelas forças do mercado e/ou pelo poder do estado, com aceitação geral, legal e social, para desempenhar todas as suas funções clássicas, que são: função intermediária de trocas ou meio de circulação; função de medida de