Finanças e Administração Financeira
R: Podemos defini-la como gestão dos recursos em que pessoas físicas e/ou jurídicas recebem e gastam, arrecadam e investem; o dinheiro que passa por seus fluxos de caixa. A área de finanças está atenta a tudo que ocorre no “meio” dos instrumentos financeiros que utilizamos para circular os recursos entre os envolvidos. É de suma importância que as empresas, os bancos e instituições financeiras estejam saudáveis economicamente, pois em caso de “quebras” os investidores perdem o capital investido.
2) O que vem a ser a área de Serviços Financeiros? Descreva o campo da Administração Financeira.
R: Área de Serviços Financeiros é aquela em que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos, empresas, e órgão governamentais. Envolve um leque de oportunidades interessantes na carreira nos ramos de Serviços Bancários, Planejamento Financeiro Pessoal, Investimentos, Imóveis e Seguros.
3) Quais são os tipos jurídicos comuns de organização de empresas? Qual é o tipo dominante no que concerne o faturamento e lucro líquido?
R: Entre as formas de organização de empresas, as três mais comuns são a firma individual, a sociedade por cotas e a sociedade por ações. As forma individuais são as mais numerosas. Entretanto, as sociedades por ações são dominantes em termos de faturamento e lucro líquido.
4) Porque o estudo da Administração Financeira é tão importante independente da área específica da atuação de um executivo em uma empresa?
R: Porque o administrador quando é necessário justificar a necessidade de contratação de Mão-de-obra, negociação de orçamento operacional, lidar com avaliações de desempenho financeiro e vender propostas com base em seus méritos financeiros, tornam-se administradores mais capacitados, obtendo assim, com facilidade, recursos que necessitam para atingir seus