Finanças Publicas
O Estado brasileiro utiliza diversos mecanismos regulatórios como forma de manter a economia livre de sobressaltos, principalmente nos preços.
Pesquise em fontes externa e com base nos conceitos estudados ao longo da Unidade de Aprendizagem e explique dois casos de uso da política fiscal e política monetária como instrumento de regulação econômica. Apresente corretamente as fontes pesquisadas de acordo com as normas acadêmicas da ABNT.
R: Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.
A Política Monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva.
Compra e venda de títulos da dívida pública
Regulamentação sobre crédito e taxas de juros
POLÍTICA FISCAL: FUNÇÕES DO GOVERNO Em nível teórico, as funções principais do governo em uma economia de mercado para o setor público são identificadas como: • Função alocativa: ação do governo complementando a ação de mercado no que diz respeito à alocação de recursos na economia. • Função distributiva: função do governo em arrecadar impostos (reduzir a renda) de determinadas classes sociais ou regiões, para transferi-los para outras. • Função estabilizadora: manejo da política econômica para tentar garantir o máximo de emprego, crescimento econômico, com estabilidade de preços.
No Brasil, os principais impostos são: IR: Imposto de renda IPI: Imposto sobre produtos industrializados ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços ISS: Imposto sobre serviços IPVA: Imposto sobre a propriedade de veículos automotores IPTU: Imposto predial e territorial urbano ITR: Imposto territorial rural II: Imposto de importação IE: Imposto de exportação.
Questão 2 (3,5 pontos)
O Estado utiliza das funções estabilizadora e