FINANÇAS PESSOAIS
Orçamento.
Introdução.
Segundo a pesquisa realizada pelos professores Ricardo Rochman, da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas(FGV), e Willian Eid Júnior, do Centro de Estudos em Finanças, da FGV com 1438 profissionais de dez grandes empresas com atuação em todo o país, mostram que quem cuida bem do dinheiro coloca em ordem a saúde, vida familiar e tem mais disposição e foco para se concentrar na carreira e nos projetos pessoais, ou seja, o bem-estar financeiro é pilar importante para vida uma vida equilibrada e feliz.
E por outro lado, eles perceberam que quem está com problemas financeiros produzem menos, reunem mais faltas e advertências no trabalho, com isso, os números de faltas em um ano chegam a 65% e dos 35% das licenças médicas concedidas as mais frequentes estão entre os profissionais endividados quando comparados aos que têm um orçamento financeiro equilibrado.
Além disso, eles pedem três vezes mais abonos e cuidam menos da saúde.
Por isso, segundo os especialistas, consumir somente o que realmente precisa pode trazer benefícios para o bolso e para seu bem-estar.
E como fazer o dinheiro sobrar?
1-Viva de acordo com seus recursos.
“Compre somente o necessário. O desnecessário ainda que custe somente um cêntimo, é caro.”
Sêneca
Compre apenas o que se pode pagar, evitando dívidas.
Junte a quantia necessária antes de adquirir algo, pois assim, dá para refletir se realmente precisa daquilo; dizendo adeus à cobrança de juros e junto com ele o estresse de pagar o cartão de crédito no fim do mês por ter consumido por impulso.
Esse consumismo exagerado ocorre quando há liquidações e promoções, na qual não resistimos, e exercemos a oportunidade de comprar sem culpa; onde pensamos no custo e não no benefício.
Compramos várias roupas, sapatos do mesmo modelo e de cores diferentes para aproveitar o preço baixo, que nem sempre é baixo se levarmos em conta a qualidade dos produtos.