Finanças para Mulheres
Finanças
para
Mulheres
Finanças Femininas
© Finanças Femininas 2013
Este livro foi produzido pela equipe do Finanças Femininas.
i
A
Ação
Quando pensamos em investir na bolsa, pensamos em comprar ações, que nada mais são do que a representação de uma pequena parcela de uma empresa. Ao comprar ações da Petrobras, por exemplo, você está comprando um título que concede participação no capital da Petrobras. Ao possuir uma ação de uma empresa, você se torna sócia dela, mesmo que seja em um percentual pequeno. As ações podem ou não ser negociadas em bolsas de valores e podem ser preferenciais, com preferência no recebimento dos dividendos, e ordinárias, com direito a voto.
Acionista
Dona de ações de uma empresa. Como falamos, você pode ser sócia de uma empresa com apenas uma ação! Neste caso, você é uma Acionista Minoritária, enquanto o acionista que possuir, pelo menos 50% +1 (mais da metade) das ações ordinári-
as, é conhecido como Acionista Majoritário, pois ele possui o controle da companhia.
Agência de rating
Todo investimento apresenta um nível de risco. O papel das agências de rating é justamente avaliar o risco dos títulos emitidos por uma empresa ou governo não serem pagos e perderem o seu valor. Quando o risco de calote é baixo, o título (ou diretamente a empresa ou governo que os emite) é considerado investment grade, ou seja, grau de investimento, o que significa que é seguro comprá-lo. Quando o risco é elevado, o título é considerado “junk”. Atualmente, existem no mundo três grandes agências de rating: Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch.
São elas que avaliam, por exemplo, o nível de risco (o rating) do Brasil, que se tornou há poucos anos investment grade.
Ágio
Em uma operação financeira, se o preço da compra é maior que o preço oficial de um produto, chamamos essa diferença de ágio. Essa diferença é explicada pelo fato de haver menos produtos à venda do que gente interessada em comprá-los.