Finanças ii
Resolução do Caso:
O LEÃO DE OURO - II PARTE
Finanças II
Trabalho elaborado por:
Susette Verde – Nº 20090310
Teresa Marta Silva – Nº 19960793
Finanças II
Prof. Dr. José Almaça
CASO 3
O LEÃO DE OURO - II PARTE
a) Porque são os ratios úteis? Quais são as cinco maiores categorias de rátios? Os Rátios são úteis porque relacionam diversos elementos e massas patrimoniais que possam ter significado. É uma relação do valor de dois elementos característicos da
Gestão ou operação da empresa. Em diversos casos são números relevantes, proporcionais, que nos indicam informações sobre a economia e o progresso da empresa. Padronizam os números e facilitam comparações, e são usados para salientar pontos fracos e fortes.
Sendo as cinco maiores categorias dos Rátios os seguintes:
Liquidez – Traduz a capacidade de determinado ativo de uma empresa ser transformado em meios líquidos. Por exemplo, o dinheiro em caixa de uma empresa é um ativo perfeitamente líquido, uma máquina já o será menos.
Gestão de Ativos – É gestão do risco que cada cliente está disposto a assumir em função dos objetivos de rentabilidade que presidem à sua decisão de investimento.
Gestão da Dívida
Rendibilidade – Mede o resultado de um investimento e representa o acréscimo percentual de valor no montante investido em resultado do investimento efetuado.
Valor de mercado – É o preço que esse activo atinge presentemente no mercado, com base na oferta e procura que se verificam para o activo no presente. b) Calcule os ratios de liquidez geral e reduzida para 2012 da empresa baseados na projeção de dados do balanço e demonstração de resultados. Cálculo de liquidez geral e reduzida previsional para 2012
LG 12 = AC = 2,680 = 1,85 x
PC 1,445
LR 12 = AC – Inventário = 2,680 – 1,716 = 0,67 x
PC
1,445
Que pode dizer acerca da liquidez da empresa relativamente a 2010, 2011 e as projeções para