FINANÇAS CORPORATIVAS
Quais os objetivos específicos da análise das demonstrações financeiras? (citar pelo menos seis objetivos)
R.: Alguns dos objetivos específicos da análise das demonstrações financeiras são: avaliar a capacidade de pagamento dos compromissos assumidos; medir o grau de dependência da venda de seus estoques; avaliar se a empresa está fazendo boa administração de seu capital de giro; vislumbrar se a empresa oferece solidez e segurança para receber créditos ou investimentos; conhecer os prazos com os quais uma empresa vem trabalhando; qualificar a capacidade de geração de recursos próprios pelas empresas; entre outros.
Quais são as principais fontes de informações para a análise? De onde são extraídos os dados a serem trabalhados pelo analista?
R.: As principais fontes de informações para a análise, inicialmente, vem do balanço patrimonial e da demonstração de resultados, que são elaborados e fornecidos pela contabilidade de cada empresa envolvida.
Quem são os usuários ou interessados no resultado do trabalho de análise da situação econômico-financeira de empresas? (citar pelo seis usuários ou interessados no trabalho de análise das demonstrações financeiras)
R.: Alguns dos usuários ou interessados no resultado do trabalho de análise da situação econômico-financeira das empresas são: investidores nacionais e estrangeiros; clientes e fornecedores; concorrentes; proprietários; imprensa jornalística; governo e seus órgãos representativos; entre outros.
Quais são os principais demonstrativos financeiros que são elaborados pela Contabilidade?
R.: Os principais demonstrativos financeiros que são elaborados pela Contabilidade são: o Balanço Patrimonial (BP), a Demonstração de Resultados (DRE); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (MPL), a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicional (DVA).
Qual o objetivo do Balanço Patrimonial (BP)?
R.: O balanço patrimonial é um demonstrativo estático, que representa, na data