Finanças corporativas
Capítulo 1:
Objetivo da empresa:
Não é a maximização do lucro, já que o lucro nao considera o momento da ocorrência dos retornos e não leva em conta o capital investido. Sendo assim, o objetivo da empresa é criar valor ao acionista, maximizando sua riqueza.
Governança Corporativa:
Sistema usado para dirigie e controlar uma sociedade por ações. Serve para definir principais direitos e deveres dos agente da empresa.
Lei Sabanes- Oxley:
A Lei Sabanes, criada em 2002, motivada por escândalos financeiros corporativos, não divulgação entre conflitos de interesse e conflitos de agencia, tem como objetivo estabelecer regulamentos e controle no processo de auditoria, concelho de monitoramento no setor de contabilidade, direitos quanto a conflito de interesse e penalidades para executivos culpados de fraude, assim minimizando conflitos de agência.
Capítulo 2:
Carta aos acionistas:
Principal comunicado da administração da empresa.
Demonstrações financeiras:
DRE: Visão financeira sintética dos resultados das operações da empresa durante certo período de tempo
BP: demonstrativo resumido da posição financeira da empresa em certo período
Ativos circulantes: CP – Ativos que podem ser convertidos em caixa em menos de 1 ano
Passivos circulantes: CP - Passivos que podem ser convertidos em caixa em menos de 1 ano
Dívidas de LP: Dividas de longo prazo em que o pagamento não é dividido no ano corrente
Demonstrações das mutações do PL: Mostra todas as transações patrimoniais realizadas em um determinado ano
Demonstrações de Lucros Retidos: Concilia o lucro obtido durante determinado ano e quaisquer dividendos pagos em dinheiro com a variação dos lucros retidos entre o inicio e final do ano
Demonstração de fluxo de caixa: fornece uma síntese dos fluxos de caixa operacionais de investimento e financiamento da empresa e os concilia com as variações do saldo de caixa e aplicações financeiras no período
Análises