Finanças corporativas
Nome: Rita Goya RA: 101222688
Nome: Juliana Manffrenatti Martinelli RA: 111269865
TRABALHO DE FINANÇAS CORPORATIVAS
APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM UM PROJETO NO SETOR ELÉTRICO.
INTRODUÇÃO:
De um modo geral, os investimentos podem ser definidos como aplicações de recursos que visam produzir algum retorno capaz de compensar seu uso durante determinado período.
Os investimentos temporários representam aplicações de valores com intenção de resgate dentro de certo tempo, segundo Ludicibus (1988 apud HOJI, 2004). São exemplos deste tipo de investimentos títulos públicos, fundos de investimentos e certificados de depósitos bancários.
Para Brigham, Gaspenski, Eharthardt (2001) as decisões de investimentos devem ser delineadas através do processo de orçamento de capital, que segundo Gitman é o processo de avaliação e seleção de investimentos a longo prazo, que consiste com a meta da empresa de maximização da riqueza dos proprietários .
A partir da aplicação destes métodos, foi possível subsidiar informações relevantes a avaliação do projeto, de acordo com os respectivos critérios estudados. Esta abordagem justifica-se em virtude da importância das análises de investimentos para tomada de decisões referente a alocação de capital nas empresas.
Os investimentos em projetos de potencialização, apresentam-se como uma alternativa importante para o aumento da oferta, fator essencial para o crescimento econômico do país, e ainda destacam-se pelo baixo impacto gerado.
Os investimentos permanentes são realizados em ativos que visam produzir resultados ao longo do tempo de investimento, como por exemplo, a aquisição de terrenos, edificações, máquinas, equipamentos, entre outros.
San Vicente (1987, p.59), afirma que a administração da empresa não tem