Finanças corporativa
Ao longo dos anos os metodos de analise empresarial vem sofrendo alterações no sentido de melhor se adequarem a demanda das organizações. duas conceitua ções classicas ainda permanecem validas: analise estatica ou tradicional e analise financeira dinamica ou moderna. No conceito da analise financeira dina mica ou moderna, incluem-se elementos tais como: O risco financeiro da empresa a determinação dos ciclos operacional e finaceiro e indicadores especificos de capital de giro como NCG e ST
A necessidade de capital de giro NCG aumenta quando as vendas aumentam, ou quan do a empresa dá mais prazo aos seus lcientes, por exemplo. É exemplo de transação que aumenta a NCG: Concessão de dividendos
O fluxo de caixa é o instrumento gerencial que analisa, para um determinado peri odo, a qualidade financeira da operação de uma empresa, Para prepara=lo, devem ser tomadas algumas medidas importantes, tais como: considerar o efeito indireto da depriação, como redução da saida de caixa.
Existem três variaveis que permeiam todo o processo de analise financeira mere cendo atenção especial: risco retorno e preço. O que caracteriza o conceito amplo de risco em finanças é a: Variabilidade dos retornos esperados.
A politica financeira de curto prazo de uma empresa pode ser dividida em dois componentes principais: magnitude de seus investimentos em ativos circulantes e poiliticas de fianciamento de ativos circulantes. Ela pode ser flexivel ou restritiva. Um politica flexivel envolve, com relação aos ativos circulantes:
DIMINUICAO DOS CUSTOS DE FALTA
Na tomada de decisões financeiras com maios grau de confiança destacam-se alguns
principios