Financiamentos
Comprar um imóvel sem ter todo dinheiro implica em procurar um banco. Dificilmente será tão bom quanto comprar à vista. Mas existem algumas alternativas que podem tornar-se bem interessantes.
O que eu preciso saber antes de conversar com o funcionário do banco?
Ao fazer um financiamento bancário, você receberá um capital sobre o qual incidirão juros. Mensalmente terá que pagar prestações (ou parcelas) até quitar todo o saldo da dívida. Cada prestação tem duas partes: amortização e juros.
PRESTAÇÃO = AMORTIZAÇÃO + JUROS
Amortização é a parte do capital que está sendo devolvida ao banco.
Juros é o "aluguel" do dinheiro que incide sobre todo o saldo da dívida, chamado saldo devedor.
Quando você paga uma prestação, estará pagando não apenas os juros do financiamento, mas também estará amortizando, isto é, devolvendo uma parte do Capital emprestado.
AMORTIZAÇÃO = PRESTAÇÃO - JUROS
A taxa de juros incide sempre sobre o saldo devedor, isto é, sobre o total da dívida.
JUROS = SALDO DEVEDOR x TAXA DE JUROS
O que é Sistema Price
É um sistema de financiamento que se tornou muito popular no mundo. Muitos o chamam de Tabela Price.
Sistema Price: prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes.
Exemplo: No pagamento de um empréstimo em seis prestações fixas e iguais, no primeiro mês, a parcela dos juros é bem grande. A da amortização, embora pequena, já devolve uma parte do capital ao banco.
No mês seguinte, os juros vão incidir sobre um saldo um pouco menor. Vai sobrar dinheiro para pagar uma amortização maior. No terceiro mês, os juros incidirão sobre uma dívida menor ainda, sobrando mais dinheiro para a amortização.
No último mês, quase todo o valor da prestação será usado para amortizar o capital já que a parcela dos juros será bem pequena.
Em outras palavras: em um sistema de prestações fixas (Tabela Price), os juros são declinantes e a amortização é crescente.
O que é SAC
É um sistema de financiamento onde