FINANCEIRA II Trab
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
MATHEUS K.
RAFAEL V.
AVALIAÇÃO DE EMPRESA:
GERDAU S.A.
Florianópolis
Outubro, 2014.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo geral analisar, avaliar e caracterizar uma empresa de capital aberto real a partir dos dados na utilização do programa Economática, que está disponível no Laboratório de Informática do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina para consulta durante as aulas da disciplina de Administração Financeira II, ministrada pelo professor Valter Saurin.
A expressão Avaliação de Empresas é a tradução do termo Valuation em inglês, que significa valor estimado, valor justo ou também pode ser notada como retorno de investimento em ações.
Na análise de Copeland, Koller e Murrin (2002), o valor de uma empresa deve ser compreendido claramente por seus CEOs (ChiefExecutiveOfficers) e administradores de forma que suas habilidades sejam fundamentais na tomada de decisão. Além disso, essa informação é indispensável para acionistas e investidores que tenham interesses no desempenho de uma organização.
Conforme Costa, Costa e Alvim (2010), existem diferentes metodologias para mensurar o valor de uma empresa, porém, nenhuma representa o seu valor exato, pois apesar de técnicas avançadas, os estudos são realizados com base em premissas e hipóteses comportamentais resultando em um valor aproximado. Entretanto, segundo Perez e Famá (2003), existem métodos de avaliação mais consistentes que se revelam tecnicamente mais adequados em respeito às circunstâncias de avaliação e à qualidade das informações disponíveis.
Para Costa, Costa e Alvim (2010) é importante ressaltar que cada processo avaliativo possui características próprias e que a qualidade de uma avaliação é diretamente proporcional à qualidade dos dados, das informações e do tempo destinado à compreensão do objeto avaliado.
Em uma analise específica,