Finalidade última
a cerâmica — do grego "kéramos" , ou "terra queimada“
Foram encontradas na Tchecoslováquia, a 24,500 a.C. Outras importante peças cerâmicas foram encontradas no Japão, na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos,
é um material de imensa resistência, sendo frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.
Hoje, além de sua utilização como matéria-prima de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas
Estudiosos confirmam ser, realmente, a cerâmica a mais antiga das indústrias.
Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo
passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos)
No Brasil, tem seus primórdios na Ilha de Marajó.
a ciência arqueológica voltou-se para territórios e continentes além de Grécia e Roma;
Com o tempo, a cerâmica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas não sem contar com os esforços dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemães e norte-americanos Após a segunda Guerra Mundial , houve um grande aumento da produção de revestimento cerâmico, por consequência do desenvolvimento de novas técnicas de produção.
Isso fez com que os preços começassem a baixar possibilitando a uma faixa maior de classes sociais a condição de adquirir o produto cerâmico.
Cerâmica artística;
Desenvolve estilos próprios que com o passar do tempo consolidavam tendências e evoluíam no aprimoramento artístico, a ponto de se poder situar o estado cultural de uma civilização através do estudo dos artefatos cerâmicos que produzia.
Um exemplo notório da cerâmica artística em Portugal é a barrista Rosa Ramalho que usou a argila para criar as figuras surrealistas do seu imaginário.
Cerâmica industrial
A indústria cerâmica é responsável pela fabricação de pisos, azulejos e revestimento de