Final
Escola Secundária António Damásio
10ºA 2014/2015
Bárbara Calçada nº5
Catarina Fernandes nº8
Gabriela Carvalho nº12
Maria Ferreira nº20
Mariana Ferreira nº23
Índice
Introdução………………………………………………………………………..2
Capacidades Motoras…………………………………………………………..3 Condicionais…………………………………………………………………………3 Coordenativas………………………………………………………………............3
Treino Desportivo..……………………………………………………………...6 Princípios do treino…………………………………………………………………..6
Bibliografia...................................................................................................7
Introdução
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de educação física. Pretende-se, nesta apresentação, abordar, de forma sintética, o tema "Capacidades Motoras e o Treino Desportivo" e perceber a sua importância.
Neste trabalho tentamos transmitir de forma objetiva o que são as capacidades motoras, a sua identificação, classificação e aplicação/relação ao treino desportivo.
Capacidades motoras
São componentes de aptidão física necessárias à aprendizagem e realização de ações motoras – ação que provoca contração muscular, produzindo ou não movimento – que todos nós possuímos.
As capacidades motoras subdividem-se em:
Condicionais: Dependem do processo de obtenção e transformação de energia no organismo. Estão relacionadas com o aspeto quantitativo – a resistência, a força, a flexibilidade e a velocidade;
Coordenativas: Dependem do processo de condução do sistema nervoso central, estando relacionadas com o aspeto qualitativo - a orientação espacial, o ritmo, o equilíbrio, a diferenciação cinestésica, a reação e a destreza geral, sendo esta considerada como coordenativa/condicional.
Resistência
Capacidade motora que permite realizar esforços durante um tempo considerável e suportar a fadiga daí resultante, recuperando com relativa facilidade e evitando a perda de qualidade de execução.
Consoante o processo de obtenção de energia, existem dois