fim do mundo
Passados 22 anos o CAUP é o maior e o mais produtivo centro de investigação nacional nas áreas de Astronomia e Astrofísica, sendo uma instituição de referência, na linha da frente da investigação produzida nas Ciências do Espaço. Como consequência desde trabalho, desde 2000 que o CAUP tem a classificação de excelente, obtida nas avaliações internacionais efectuadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
De acordo com os dados do ISI Web of Science, até Abril de 2011 o CAUP produziu 527 artigos científicos em revistas internacionais, a maioria com elevado factor de impacto (entre elas 2 artigos na Nature e 3 na Science), com um total de 13 218 citações. Isto representa uma média de 25,08 citações por artigo, correspondendo a 1,75 vezes a média mundial na área, o que faz do CAUP um dos mais competitivos centros de investigação nacional.
Actualmente o CAUP é instituição de acolhimento de 30 investigadores doutorados, provenientes de diferentes instituições nacionais e com várias nacionalidades, que desenvolvem a sua actividade integrados em duas grandes equipas:
Origem e Evolução de Estrelas e Planetas
Galáxias e Cosmologia Observacional.
Desde a sua criação que, além da investigação, o CAUP tem como missões complementares a promoção da cultura cientifica e o apoio ao ensino formal e informal. Como estratégia de comunicação o CAUP tenta incorporar nas suas actividades exemplos da excelência da Astronomia feita em Portugal, sempre que possível enquadrada no contexto da participação nacional nos grandes projectos europeus, como por exemplo o