filósofos socraticos
Disciplina: Filosofia
Tema: Os filósofos socráticos e os sofistas
COLÉGIO ESTADUAL CASTRO ALVES – ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: Filosofia
ALUNA : Maria Carolina Buscarioli Barreto
DATA: 24/04/2011
TRABALHO DE FILOSOFIA
ATIVIDADE – A partir do texto “Os filósofos socráticos e os sofistas”, responda as questões abaixo:
1. Sintetize os termos:
a) ironia: Na linguagem cotidiana, a ironia quer dizer “interrogação”. De fato, Sócrates interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber.No decorrer do diálogo, atacava de modo implacável as respostas de seus interlocutores. Com habilidade de raciocínio, procurava evidenciar as contradições afirmadas, os novos problemas que surgiam a cada resposta. Seu objetivo inicial era demolir, nos discípulos, o orgulho, a arrogância e a presunção do saber. A ironia socrática tinha um caráter purificador porque levava os discípulos a confessarem suas próprias contradições e ignorâncias, onde antes só julgavam possuir certezas e clarividências. b) maiêutica: Sócrates propunha aos discípulos uma série de questões habilmente colocadas, tendo como objetivo ajudar seus discípulos a conceberem suas próprias ideias. Por isso, essa face do diálogo socrático, destinada à concepção de ideias, era chamada de maiêutica, termo grego que significa “arte de trazer à luz”.
2. Quem foi Sócrates?
Nascido em Atenas (469-399 a.C.), é considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos.
3. Por que não há documentos escritos sobre o pensamento de Sócrates?
Porque ele desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com os jovens, e, não deixou nada documentado sobre essas conversas.
4. Quem eram os sofistas? Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de