Filósofos Matemáticos
Matemático e filosofo grego, nascido na ilha de Samos, Ásia menor, por volta de 580 a 500 a.c. Aristocrata, filho de um opulento comerciante que teria deixado a região natal por aversão à tirania de Polícrates ¾ tirano de Samos que graças aos distúrbios sociais chegou à tirania, transformando sua cidade num dos estados mais fortes e poderosos do mar Egeu Celébre pelo fausto de sua corte, para ali atraiu artistas e escritores, entre os quais Anacreonte e o arquiteto Eupalinos ¾, visitando santuários gregos e estendendo viagens de Estudo a Pérsia, Gália, Creta e Egito cuja finalidade seria o interesse pela ciência e filosofia.
Suas habilidades matemáticas foram adquirida em viagens pelo mundo, principalmente, com os egípcios e com os babilônios onde aprendeu novas técnicas, isto porque esses povos antigos tinham ultrapassado a simples contagem e avançados nos cálculos mais complexos como por exemplo a criação de sistemas sofisticados de contabilidade e a construção de prédios.
Teorema principal: A soma do quadrado da medida dos catetos é igual ao quadrado da medida da hipotenusa.
Citação: “A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus”.
1.2 Aristóteles
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
Um dos pensadores mais