Filósofo e estudante de Psicologia
1- Qual é o papel do incentivo sobre o comportamento?
Diferentemente da teoria instintiva, que associava cada comportamento a uma necessidade biológica, a teoria do incentivo nos mostra que somos conduzidos a determinados comportamento, não pela biologia, mas por outras necessidades que devem ser satisfeitas. Essas necessidades estão relacionadas a fatores cognitivos e estão mais relacionados, no estudo da motivação do comportamento, a fatores externos.
2- Quem foi Abraham Maslow e qual foi a sua contribuição para a psicologia?
Maslow foi uma representante humanista dentro da psicologia. Ao invés de se ater apenas aos fatores biológicos, como fonte de condução do comportamento, Maslow estava preocupado em identificar as motivações que “empurram” as pessoas para além do comportamento mais básico de satisfação das necessidades de sobrevivência. Ele propôs uma hierarquia de necessidades, com as necessidades básicas de sobrevivência na parte inferior e outras necessidades psicológicas na parte superior. Segundo ele os seres humanos evoluíram para os quesitos da simples sobrevivência e estão agora orientados para conquistas maiores, cura maior delas é a de auto-realização. Este desejo esta presente em todos os seres humanos (mas não em outras espécies)
3- Explique a proposta da hierarquia de necessidades estabelecida por Maslow
Maslow sintetiza seu pensamento em quatro pontos importantes:
a) As necessidades inferiores devem ser preenchidas antes das necessidades superiores serem consideradas. O ser humano deve estar suprido fisicamente, para depois desenvolver suas necessidades cognitivas, estéticas, etc.
b) As necessidades do ser humano estão associadas às fases do seu desenvolvimento, podendo uma necessidade predominar sobre as outras em determinadas fases da vida. Os bebês , por exemplo, estarão mais preocupados com a satisfação de suas necessidades básicas (alimentos), que com a necessidade de realização.
c)