filtros
Este capítulo propõe um filtro cujo projeto baseia-se na idéia de tornar mais plana a resposta do filtro na região da banda passante, reduzindo com isso a amplitude das oscilações verificadas no item 2.8 (ver, por exemplo, Figura 17), além de minimizar o erro na estimação da amplitude da fundamental quando a freqüência varia. No final, os parâmetros do projeto são analisados.
o filtro de Fourier não é eficiente para determinação dos fasores para sinais que possuem algum desvio da freqüência fundamental. Portanto, devemos projetar filtros passa-faixa cuja resposta em freqüência ideal .
Desenvolvimento
FILTROS DIGITAIS
No processamento de sinal, a função de um filtro é remover partes indesejadas do sinal, tais como ruídos aleatórios, ou para extrair partes úteis do sinal, tais como componentes dentro de determinada faixa de frequências.
O diagrama bloco seguinte ilustra a ideia básica.
Um filtro digital usa um processador digital para fazer cálculos numéricos sobre os valores de amostragem do sinal. O processador pode ser um computador de uso geral como um PC, ou um circuito integrado (chip) especializado em DSP (Digital Signal Processor).
Um filtro usa computação para implementar a ação de filtragem que deve ser executada num sinal de tempo contínuo. A designação de filtro habitualmente usada em referência aos sistemas lineares e invariante no tempo (LIT) deriva da possibilidade dos sistemas eliminar ou atenuar fortemente certas harmônicas ou bandas. O sistema funciona, nesse caso, como um seletor de freqüências, deixando passar umas freqüências e retendo outras.
Um filtro ideal é um dispositivo seletor de freqüências que seleciona perfeitamente as freqüências desejadas e rejeita perfeitamente as freqüências indesejadas.
Um filtro passa-baixas deixa passar as componentes de baixas freqüências e rejeita as componentes de altas freqüências.
Um filtro passa altas, ao contrário, deixa passar as