Filtros industriais
1.1.Separação sólido de líquido
1.1.1. Decantação
É um processo de separação de partículas em suspensão na água, no qual a força da gravidade é utilizada para separar as partículas de densidade maior que a da água, depositando-as no fundo do decantador ou em uma superfície ou zona de armazenamento. É simplesmente um processo gravítico que remove as partículas da água. Os principais tipos de decantadores são os laminares ou de alta taxa de e os convencionais de escoamento horizontal.
1.1.2.Flotação
A flotação é uma operação unitária utilizada para separar partículas líquidas ou sólidas da fase líquida. A separação é obtida introduzindo-se bolhas finas de ar na fase líquida, provocando a ascensão de partículas para a superfície, mesmo as com maior densidade que o líquido. Uma vez na superfície podem ser coletadas e removidas com escumadeiras. No tratamento da água a finalidade da coagulação e floculação é transformar impurezas que se encontram em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução,bactérias, protozoários, e/ou plâncton, em partículas maiores (flocos) para que possam ser removidas por sedimentação e/ou filtração ou, em alguns casos, por flotação. Este mesmo conceito pode ser também ser aplicado no tratamento de esgotos sanitários.
1.1.3. Floculação
Floculação é a aglutinação,em flocos, das partículas de um precipitado ou de um sistema coloidal, frequentemente ocasionada pela alteração do pH do sistema. É pela floculação que se purifica a água nas hidráulicas,pois ao se formar um precipitado flocular ( normalmente utiliza- se o hidróxido de alumínio) em forma lenta, em forma lenta, ele carrega consigo impurezas em suspensão. É um processo físico que promove a aglutinação das partículas já coaguladas, facilitando o choque entre as mesmas devido à agitação lenta imposta ao escoamento da água.A formação de flocos de impurezas facilitam sua posterior remoção por sedimentação sob ação da