Filtros butterworth e chebyshev
INTRODUÇÃO
Os filtros eletrônicos possuem vários tipos de projetos, sendo as funções de Butterworth e Chebyshev as mais utilizadas na aproximação das características de transmissão dos filtros. O primeiro tem como prioridade a obtenção de uma resposta o mais plana possível, sendo que exibe uma diminuição monotônica na transmissão com todos os zeros de transmissão em ω→∞, tornando-o um filtro somente de pólos. Já o segundo possui a propriedade de minimizar o erro entre as características do filtro idealizado e exibe uma resposta de equiondulação na faixa de passagem e uma diminuição monotônica da transmissão na faixa de bloqueio.
OBJETIVO
Projetar um filtro passa-baixas, utilizando as funções Butterworth e Chebyshev, para filtrar um sinal contaminado por interferência de alta freqüência, de acordo com as especificações previamente definidas e ainda obter a função de transferência T(s) dos mesmos, apresentando todos os cálculos utilizados.
DESENVOLVIMENTO
Utilizamos o programa FilterLab, versão 2.0, para elaborarmos os circuitos referentes aos filtros Butterworth e Chebyshev, de acordo com as especificações pré definidas.
Após a montagem desses circuitos utilizamos o programa Multsim, versão 12.0, para simularmos o funcionamento dos mesmos, utilizando para tal a topologia Sallen-Key. Sendo que na entrada dos circuitos foi introduzido um sinal, contendo ruído, e em sua saída analisamos a tensão já filtrada.
Para levantarmos a função de transferências de ambos os filtros utilizamos a teoria apresentada nas aulas de Eletrônica II, bem como os aspectos fornecidos no livro Microeletrônica, 5ª edição, Sedra/Smith.
Ao final dos cálculos verificamos que a ordem N que encontramos para os filtros, foi a mesma obtida no desenvolvimento dos circuitos no