Filtro rlc
Multiprocessadores são maquinas com vários processadores, resumindo, um único computador que possui duas ou mais CPUs (Unidade Central de Processamento). Cada processador tem sua função fundamental, sendo possível que trabalhem de modo individual ou em grupo, onde um coopera com os outros ou demais, se comunicando para acionar uma função e resolver um determinado problema.
A maior complexidade de um equipamento com multiprocessamento é a capacidade da comunicação entre as CPUs, onde a sua arquitetura explica como é o meio de comunicação usado para o processamento do equipamento. Seu uso é procurado por usuários que querem ter um maior desempenho em suas atividades, onde seu processamento tenha características aceitáveis.
Arquiteturas dos Multiprocessadores -
Equipamentos multiprocessados, que possuem dois ou mais processadores físicos, onde cada uma possui sua unidade de controle, não existindo uma unidade central de controle, pois quem controla cada processador logicamente é o único sistema operacional encontrado na maquina, onde ele suporta o multiprocessamento, criando a fila de ações de processos para todos os CPUs. Os processadores compartilham informações, se comunicam para que o processamento ocorra sem confusão e erros. Basicamente a arquitetura dos multiprocessadores explica como essa comunicação ocorre, sendo dividida em: * Fracamente acoplada ou simétrica (SMP) - o compartilhamento de informação é feito por troca de mensagens, em que os processadores compartilham uma única memória, com caches separados, mas único barramento. * Fortemente acoplada ou de acesso não uniforme a memória (NUMA) - onde cada processador tem módulos ou bancos de memória.
Figura [ 1 ] - Sistemas Distribuídos e Sistemas Paralelos
Ambas as arquiteturas apenas obtém comunicação com o controle do S.O. Para multiprocessadores com um numero baixo de processadores a NUMA ou arquitetura fortemente acoplada se adéqua