Filtração
O Mapa conceitual tem a finalidade de apresentar de uma forma objetiva a realização do processo de filtragem de minérios. A filtração ou filtragem é um método para separar fluido que está suspenso ou sólido de líquido, pela passagem do fluido ou líquido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
1. Filtragem
A área de filtragem tem por objetivo o fornecimento de polpa retida (minério + aditivos), com unidade ideal para formação das pelotas cruas (verdes). O bom desempenho da filtragem depende das características da polpa de alimentação, vinda dos tanques homogeneizadores.
2. Setores
Possuem uma caneleta interna, interligada às ranhuras ou furos externos, por onde é feita a sucção para formação da camada da polpa, sua secagem e posterior sopro, sendo revestidos por tecidos filtrantes. A função do tecido filtrante é deixar passar a água (filtrar), retendo o minério. Setores dos filtros
3. Bacia
Utilizada para armazenar a polpa. 4. Sistema de acionamento
É um conjunto de moto-redutor com correntes que possuem a velocidade do disco variável podendo ser ajustada pela sala de controle.
5. Árvore do filtro
Um grande eixo, onde os setores são fixados, formando os discos.
6. Tubo de Filtrado
São canais, cuja função é permitir ao fluxo de água que passa pelos poros dos tecidos filtrantes chegarem aos cabeçotes.
7. Cabeçotes
Cada filtro possui dois cabeçotes. Têm a função de sustentar a árvore do filtro, além de controlar o fluxo de vácuo e sopro, em função da posição da árvore ao longo de seu movimento de rotação. Possuem também a função de fazer a selagem entre as diversas zonas, evitando perda de pressão de vácuo e de ar de sopro. São os cabeçotes que determinam as posições de vácuo de formação, vácuo de secagem e sopro da polpa retida.
8. Agitador
A função do agitador é