Filtração
Relatório de Aula Prática
FILTRAÇÃO
1 – INTRODUÇÃO
A filtração tem por finalidade, separar um sólido de um líquido e é efetuada passando a mistura através de um material poroso, que retém as partículas do sólido. Tal material pode ser o papel de filtro, algodão, lã, seda, tecido, vidro sintetizado, porcelana porosa, fibras de vidro etc. O mais usado em laboratórios é o papel de filtro. Existem papéis de filtro de várias porosidades e a escolha depende do tamanho e da natureza das partículas do sólido.
1.2. Filtração Simples
Utiliza-se um funil simples em que foi adaptado um cone de papel de filtro. Inicialmente, umedece-se o papel com uma pequena quantidade de solvente com que se está trabalhando. Efetua-se a filtração, tomando o cuidado para não encher o papel de filtro até a borda. Os últimos traços do sólido são transferidos para o papel de filtro com auxílio de jatos de solventes, utilizando uma pisseta. Lava-se o sólido com pequenas porções de solvente. Quando se deseja efetuar uma filtração mais rápida, utiliza-se papel pregueado, que apresenta maior área filtrante.
1.3. Filtração à Vácuo
Utiliza-se um frasco Kitassato, provido de um funil de Buckner que, por sua vez, são conectados a uma trompa d’agua, através da saída lateral do frasco. Corta-se um círculo de papel de filtro, cujo diâmetro deve ser de 1 a 2mm menor que o diâmetro interno do funil. Coloca-se o papel do funil de modo a cobrir os seus orifícios sem chegar até as paredes do mesmo. Liga-se a trompa d’água, umedece-se o papel de filtro com o solvente e é efetuada a filtração. Assim que terminada, é aberta a entrada de ar do frasco de Kitassato, antes de fechar a torneira da trompa d’água. Este tipo de filtração tem vantagens sobre a filtração simples, por ser mais rápida e por deixar menor quantidade de impurezas e solvente no sólido.
2 – OBJETIVOS
Verificar qual o é o método de filtração mais eficaz, simples ou à vácuo;
Compreender e praticar