filtração
Na indústria, o filtro Prensa tipo Câmara é importante já que possui várias aplicações tais como: efluentes industriais, lodos sanitários, suspensões industriais e produtos químicos. As vantagens desses processos são: redução do tempo de secagem dos sólidos retidos, em comparação a sistemas como leito de secagem, possibilita o reaproveitamento do material retido (quando conveniente), permite uma condição favorável de manuseio dos sólidos retidos(torta), concentra elevada área de filtragem em pequeno espaço físico de instalação e não exige operadores qualificados.
Os fatores que influenciam no processo de filtração são: velocidade de sucção na filtração, velocidade de passagem pelo elemento filtrante e área filtrante. A velocidade de sucção do fluido a ser filtrado proporciona o que chamamos de efeito de arraste dos sólidos. Desta forma quanto maior for a velocidade de sucção, maior será o arraste de particulado e melhor será o processo de filtração.
A velocidade de passagem do fluido a ser filtrado pelo meio filtrante ou elemento filtrante influencia na capacidade de retenção dos sólidos por parte do elemento filtrante. Desta forma quanto maior for a velocidade de passagem menor será a retenção de partículas sólidas. A área filtrante interfere diretamente em dois fatores: pressão e velocidade. Quanto maior for a área filtrante menor será a velocidade de passagem e menor a pressão do sistema. Desta forma concluímos que quanto maior for a área de passagem melhor será o processo de filtração.
A velocidade de passagem do fluido a ser filtrado pelo meio filtrante ou elemento filtrante influencia na capacidade de retenção dos sólidos por parte do elemento filtrante. Desta forma quanto maior for a velocidade de passagem menor será a retenção de partículas sólidas. A área filtrante interfere diretamente em dois fatores: pressão e velocidade. Quanto maior for a área filtrante menor será a velocidade de passagem e menor a pressão do sistema. Desta