Filtração
1. Metodologia
O objetivo do experimento foi obter os valores das resistências da torta e do meio filtrante, assim como determinar se a torta é compressível utilizando um filtro a vácuo operando à pressão constante. Com este objetivo, a metodologia executada é descrita a seguir.
1.1. Materiais utilizados
Dois reservatórios de solução 15g/L de CaCO3, um de 30 L e um de 24L;
Manômetro em U, que estabelecia diferentes pressões de sucção no filtro;
Filtro de tecido de diâmetro aproximadamente 10,5 cm;
Bomba de vácuo;
Reservatório graduado para solução filtrada;
Proveta para retornar água ao meio;
Bomba de circulação;
Agitador mecânico para auxiliar na homogeneidade do meio;
Cronômetro, termômetro.
1.2. Procedimento
Inicialmente, verificou-se o nível dos dois reservatórios e, com a válvula V2 aberta e a válvula V1 fechada, ligou-se a bomba de circulação. Em seguida, a válvula V1 foi cuidadosamente aberta, de forma que o tanque 1 não transbordasse e o agitador foi ligado para manter a homogeneidade da solução. A função de dois reservatórios é a de tentar manter a solução a mais homogênea possível, além de manter o nível de líquido constante. Os reservatórios são conectados por uma bomba centrífuga que mantém o meio bastante turbulento, favorecendo assim a homogeneidade. No reservatório superior está mergulhado o meio filtrante.
A Figura 1 esquematiza o módulo de filtração utilizado.
O próximo passo foi ligar a bomba de vácuo e regulá-la para o máximo. Abaixou-se a haste na qual o filtro está preso até que alcançasse a marca desejada e observou-se o início da filtração através do reservatório de filtrado. Este reservatório está conectado à bomba de vácuo, que cria uma pressão negativa no seu interior e succiona o filtro, depositando o fluido filtrado no fundo do reservatório. No filtro, com o passar do tempo, ocorre um acúmulo de CaCO3 , formando uma camada que