filtração
A filtração é uma das aplicações mais comuns do escoamento de fluidos através de leitos compactos.
Consiste em separar as partículas sólidas de uma suspensão líquida, pela passagem através de um meio poroso. Quando se força à suspensão através do meio filtrante, o sólido da suspensão fica retido sobre o meio filtrante, formando um depósito que se denomina torta e cuja espessura vai aumentando no decurso da operação. O líquido que passa através do meio filtrante é o filtrado.
Razões da filtração
• Clarificação - Filtração de líquidos contendo pequenas quantidades de sólidos em suspensão; a filtração remove a maior parte destes sólidos, melhorando a sua turbidez. A maior parte dos produtos vendidos em embalagens transparente são clarificados, por exemplo: todas as bebidas, perfumes, xaropes, detergentes, etc.
• Proteção de Equipamento - Filtração para proteger motores, ferramentas de corte, equipamento rotativo, disjuntores, bombas, trocadores de calor, etc.
• Esterilização de Produtos - Para remover microrganismos de líquidos e com isso proteger a saúde e conseguir a estabilidade microbiológica do produto, vinho, cerveja, etc.
• Padronização de Produtos - Obter produto final limpo e puro. Como é o caso de pasta de dentes, cremes, emulsões, adesivos, graxas, etc.
• Controle de Poluição Ambiental - Filtração para proteção do meio ambiente: coletores de poeira, efluentes, etc.
A filtração industrial difere da filtração de laboratório no volume do material operado e na necessidade de ser realizada a baixo custo. Assim para se ter uma produção razoável, com um filtro de dimensões moderadas, deve-se aumentar a queda de pressão, ou diminuir a resistência ao escoamento, a fim de aumentar a vazão.
A maioria dos equipamentos industriais opera mediante a diminuição da resistência do filtro aumentem proporcionalmente. A escolha do filtro depende em grande parte da economia do processo, porém as vantagens econômicas são variáveis de acordo