Filosofos
Apareceram após o surgimento da democracia na Grécia, esses homens tinham como principal função ensinar, porém, suas aparições ao público para realizar esses ensinamentos eram cobradas. O primeiro deles foi Protágoras. O precursor, se utilizou de técnicas sofísticas aprendidas com professores retóricos da Grécia, este por sua vez, prezava pela desenvolvimento do espírito critico e capacidade de expressão, entretanto, os sofistas procuravam ensinar maneiras de auxiliar as pessoas a defenderem o seu próprio pensamento como também suas opiniões contraditórias.
Sócrates:
Foi um filosofo ateniense da Grécia Antiga que ao contrário de seus antecessores não criou escolas, preferiu atuar de forma descontraída, não cobrando taxas para ensinar. Ficou conhecido por despertar o campo da ética, atualmente é tido como referência nos campos da educação por apresentar na área pedagógica contínuas indagações, debatendo e dialogando e além de tudo procurava aprender aquilo que não conhecia.
Platão:
Influenciou profundamente a filosofia ocidental, em 387 a.c. criou uma escola de filosofia com o intuito se desenvolver pensamentos socráticos. Valorizava os meios de debate e conversação como maneira de alcançar o conhecimento assim como os problemas da vida; para Platão a educação faria parte da formação do caráter humano.
Aristóteles:
Nasceu no ano 384 a.c.é considerado o criador do pensamento lógico. Seus pensamentos e idéias têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Fez escola e valorizava a inteligência humana, descreveu sobre diversas áreas como a ética, teologia, didática, moral e etc.
Epicuro:
Foi um filósofo grego nascido na ilha de Salmos. É seguidor das idéias de Platão. Era considerado um dos melhores alunos. Epicuro em seus textos pregava que a filosofia deveria promover a liberdade, sendo considerado o primeiro filósofo anarquista. Além de tudo era considerado o exemplo de mestre simpático.