filosofos classicos
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. SP: Ed Companhia das Letras, 1995.
Os pensadores. Aristóteles. SP: Ed Nova Cultural.
EDINGER, E. A psique na Antiguidade. SP: Ed Cultrix, 1999.
PEREIRA, O. Aristóteles- equilíbrio do ser. SP: Ed FTD, 1990.
CHAUI. Introdução a história da filosofia. SP: Ed Cia das Letras. 2002.
LIMA VAZ. Escritos de filosofia IV. SP: Ed Loyola. 2002.
SÓCRATES: ( 469 –399 aC) : nasceu em Atenas, e foi condenado a morte por sua atividade filosófica, foi conhecido a partir de seus discípulos, como Platão.Sua mãe era parteira e Sócrates teria comparado o seu modo de filosofar ao trabalho de Fenarete, dizendo que ela fazia o parto dos corpos e ele os da alma.
Não deixou nada registrado-
Sócrates de Xenofonte- é dele a imagem de Sócrates discutindo na ágora e nas ruas, perguntando aos passantes o que é a virtude, o que é a justiça.
Sócrates de Aristóteles - aqui é o criador do método de investigação cientifíca, isto é, dos procedimentos teóricos para chegar a definição universal das coisas.
Primeiro filosofo racionalista – submete a moral ao uso da razão- a moral depende da razão e a virtude é idêntica ao conhecimento.
Sócrates de Platão- é aquele que é o fundado da filosofia especulativa, que criticava os sofistas.
Criticava os sofistas, que eram pessoas estudadas em determinado assunto, ganhavam a vida em Atenas, ensinando os cidadãos, eram viajantes, e por isso conheciam diferentes sistemas de governos, iniciavam em Atenas, discussões sobre o que seria natural e o que seria criado socialmente, formando a base para a crítica social. Os Sofistas ensinavam a arte de argumentar, a retórica, considerada indispensável na formação do cidadão.
Foram considerados os primeiros pedagogos – porque acreditavam que a natureza humana podia ser moldada ao se transmitir maneiras de comportamento e formas de atuação adequadas.
Introduzem a ética – discussão