Filosofia
Revendo o capítulo - página 24 , 1 ao 4
1)- Gramsci afirma que "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo". Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos ? Converse com seu colega para identificar quais têm sido suas principais "questões filosóficas".
Resposta : A função de um filosofo é principalmente questionar e achar respostas para as inúmeras situações do mundo. Todos os dias nós também questionamos tais coisas, e usamos o pensamento para solucionar os problemas no nosso dia-a-dia. Porém o que nos diferencia de um verdadeiro filosofo é a forma de pensar. O verdadeiro filosofo delimita os problemas e busca o sentido de pensamentos e ações, e passa grande parte da sua vida trabalhando até chegar em uma complexa e completa resposta.
2)- Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a aparente ambiguidade segundo a qual ele "sabe" e, ao mesmo tempo, "não sabe" o que é Filosofia.
Resposta : Não há um única definição para os conceitos da filosofia. Cada filosofo tem uma maneira diferente de pensar e construir suas repostas. Assim, o conceito de filofia está sempre em constante mudança, dependendo da variação de pensamento de cada um.
3)- De acordo com o senso comum, radical significa brusco, violento ou inflexível, extremado. Explique por que não é esse o sentido que se atribui à filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
Resposta : Não se trata de ser inflexível, mas de buscar explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir
4)- A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda.
a)- O que significa a máxima socrática “só sei que nada sei”? Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia? Como?
Resposta : Sócrates sempre andava pelas ruas questionando as pessoas para saber se eram realmente sábias. Então descobriu que todos se consideravam sábios, pois tinham o conhecimento daquilo que praticavam.