Filosofia
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CHAUÍ, MARILENA. CONVITE À FILOSOFIA
Chen
Jessica Santo
Rafael Sibilio
Raísa Santiago
Rio de Janeiro
2012
[pic]
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CHAUÍ, MARILENA. CONVITE À FILOSOFIA
CAPÍTULO 11, A QUESTÃO DEMOCRÁTICA
Chen
Jessica Santo
Rafael Sibilio
Raísa Santiago
Orientadora: Carla Daniel Sartor
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Introdução à Filosofia do Curso de Serviço Social Bacharelado
Rio de Janeiro
2012
As experiências totalitárias: fascismo e nazismo
O século XX, durante os decênios de 1920-1940, viu acontecer uma experiência política sem precedentes: o totalitarismo, realizado por duas práticas políticas, o fascismo (originado na Itália) e o nazismo ou nacional-socialismo (originado na Alemanha). A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, perde territórios e é obrigada a pagar somas vultosas aos vencedores para ressarci-los dos prejuízos da guerra. A economia está destroçada, reinam o desemprego, a recessão e a inflação galopante. A crise toma proporções excessivas quando, em 1929, a Bolsa de Valores de Nova York “quebra”, levando à ruína boa parte do capital mundial.
A revolução de outubro
A Rússia vivia numa monarquia absolutista. Possuía uma das maiores populações da Europa e não menos relevante, vivia em extrema miséria. No meio desse cerne começa a surgir um ideal socialista, desenvolvendo um pensamento revoltoso contra a nobreza estabelecida por essa monarquia. Importante relevar que cerca de 80% dessa população era rural. Surge o Partido Bolcheviques, liderado por Lenin, apregoava-se que os trabalhadores existentes só chegariam ao poder através de uma luta revolucionária. Defendia a Ditadura do Proletariado, onde houvesse também uma representação da Classe Camponesa.
Dado esse contexto, contra todo prognóstico marxista, inicia-se a Revolução Russa, sob liderança