Filosofia
Escola de educação básica e profissional
Colégio Técnico
Nome: Lucas Ferreira Neves
Data: 25/02/2015
O texto “Para que Filosofia?” tem uma introdução com base em situações cotidianas como comparações, afirmações e entre outras coisas que fazemos. Essas atitudes às vezes promovem discordâncias. Através dessas situações o texto nos mostra que para interagirmos com o mundo temos que acreditar em certas afirmações. Nessa parte do texto o autor coloca a crença como peça fundamental para nossas atitudes.
A segunda parte do texto trata da “atitude filosófica”. Nesse trecho o autor critica as perguntas que fazemos ao substitui essas perguntas por perguntas que questionam os fundamentos de nossas crenças, é essa a atitude que o autor considera como “atitude filosófica”. A atitude filosófica possui partes positivas e negativas e a junção dessas duas faces constitui o que chamamos de atitude crítica.
O autor também critica o pensamento das pessoas em relação a utilidade da filosofia. Muitas pessoas acham que a filosofia não serve para nada porque ela não tem uma finalidade prática imediata na vida das pessoas. Por fim o autor coloca a filosofia como uma ciência necessária para o entendimento da razão humana, estudando nossas paixões, vícios e atitudes.
O autor trata também de um termo conhecido como “reflexão filosófica”. Ele afirma que a reflexão filosófica interage com o pensamento questionando a capacidade e a finalidade humana. O autor afirma ainda que essas indagações filosóficas acontecem de modo sistemático, trabalhando com precisão e rigorosidade.
A filosofia possui várias definições dentre elas a visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. Outra definição seria a sabedoria de vida, as ações das pessoas, a sabedoria interior. A terceira definição indica que a filosofia estabelece um esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, aprofundando-se em aspectos