Filosofia
Os pré-socráticos fizeram um movimento na forma de pensar, que é o contraste do pensamento mítico. O pensamento filosófico busca explicar as coisas em causas naturais que se pode provar e afirmar. Enquanto o pensamento mitíco precisa da crença no sobrenatural e não se pode provar se é certo ou errado.
Hesíodo foi um grande poeta grego que viveu no século 8 a.C. Sua obra mais conhecida é a Teogonia, que conta como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses. Teogonia significa "o nascimento dos deuses". Ela constituía, com os poemas de Homero, a cartilha na qual os gregos aprendiam a ler, a pensar, a entender o mundo e a reverenciar o poder dos deuses. Hesíodo descreve a criação do mundo e relaciona, cronologicamente, cada uma das gerações divinas. E Tales de Mileto antecipou algumas teorias evolucionistas, quando afirmou que o mundo poderia ter surgido da água, e que dessa substância teria havido evoluções por processos naturais.
Heráclito de Éfeso não foi um pensador que quis apresentar suas ideias para as pessoas, apresentou logos (razão/raciocínio/tese) que a maioria das pessoas não iriam entender, porque vivem com o pensamento desacordado. Suas teses centrais são: o mobilismo central (“Tudo flui e nada permanece, tudo dá forma e nada permanece fixo.”); a unidade dos contrários (O devir, a mudança que