Filosofia
RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA APOSTILA DE MITOS E LOGOS.
Exercícios
1- Relacione: Mitos e Logos. 2- Descreva a analise de Vernant sobre a passagem do mito para a filosofia. 3- Explique a importância da polis para o nascimento da filosofia. 4- Defina Teogonia e Cosmogonia. 5- Descreva os motivos que levaram os gregos a substituir a teogonia pela cosmogonia. 6- Posicione sobre a passagem do mito ao logos argumentando se essa passagem foi: a) Uma ruptura b) Uma continuidade c) Uma opção 7- Explique a teoria de ato e potência de Aristóteles. 8- Cite as características do helenismo.
Resolução
1- Mitos/ Logos são dois momentos distintos.
Mitos: era a explicação para a realidade, aos poucos a palavra mitos vai perdendo seu sentido de explicação e passa a significar fábula ou lenda.
Logos: quando a palavra mitos perde seu significado de explicação ela é substituída por Logos, que passa a assumir assim o sentido de explicação da realidade.
2- Segundo Vernant a transição da mitologia para a filosofia deve-se ao surgimento da polis grega. Destacando a importância do desaparecimento do rei Micênico. A politica é associada ao logos e ele ressalta ainda a importância da escrita, explorando a ligação entre a sociedade e a filosofia.
3- A filosofia esta determinada pelo nascimento da polis. Pois ela mantém inicialmente a forma dos mitos e de outra assume o conteúdo da polis. Ocorrendo assim a dessacralização do saber, o advento de um pensamento exterior à religião. Mantendo as características dos mitos ligados ao rei e ao deus ordenador e a filosofia acompanha a racionalização da vida social.
4- Teogonia: narra por meio das relações sexuais entre deuses o nascimento de outros deuses, titãs, heróis, homens e coisas do mundo natural.
Cosmogonia: é o processo de desencantamento do mundo, ou seja, o mundo foi criado por um processo natural de reações. Narrando assim geração da