filosofia
UNIVERCIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
AP_ II
ASPECTOS DA FILOSOFIA ANTIGA E MEDIEVAL
AUTOR
QUESTÃO
Sócrates Ironia :desmontar o conhecimento anterior reconhecer a própria ignorância e a maiêutica:Parto construção de um novo conhecimento.
Platão
Mundo Sensível: Acessível pelos sentidos.É o mundo do movimento,da multiplicidade.Mundo ilusório: os objetos são “sombras”dos objetos reais.Teoria da participação:o fenômeno só existe por fazer parte da ideia da qual é sombra.
Mundo Inteligível: Mundo das ideias. É o mundo real, refere-se a uma intuição intelectual. As ideias são unas, imutáveis e hierarquizadas. O bem é a mais importante e mais geral de todas. Teoria da reminiscência: Os sentidos despertam lembranças, conhecer é lembrar.
Aristóteles
Substancia: Aquilo que é em si mesmo. Essências: atributos essências da substancia, ”sem eles a substancia não seria o que é”. Acidente: Os atributos que a substancia pode ou não ter, sem deixar de ser o que é.
Matéria é o substrato determinante qual cada coisa possui, que embora indefinível aos sentidos, ela pode ser percebida pela forma que ela acaba dando origem. A forma é o que Aristóteles considerou o princípio determinante por si próprio, embora dependente da matéria, pois é em outras palavras o aspecto que ela toma quanto sua aparência.
Potencia é a ausência de perfeição.
Potencia é a capacidade de tornar-se algo e par isso precisa da ação de um ser já em ato.
O movimento é passagem da potencia em ato. ato O movimento é o ato de um ser em potência enquanto tal é a potência se atualizando.
Santo Agostinho Teoria da iluminação.
Substituição do conceito de mundo das ideias pelo conceito de ideias Divinas
Mal uso do conhecimento.
O mundo com o passar dos tempos vem sofrendo diversas transformações. No século XX, houve uma aceleração no desenvolvimento da ciência, tecnologia, educação e no acesso a informação nunca se acrescentou tantas descobertas como