FILOSOFIA
-- OS SOFISTAS
O sofista reage contra o saber a respeito do mundo porque o considera seco e se sente atraído especialmente por um saber a respeito do homem , particularmente político e jurídico. Eles se transformam em mestres que ensinam principalmente a arte de convencer. Porem essa arte de convencer e desenvolvida e transmitida colocando em duvida nao so a tradição, mas também a existência de verdades. Nao existe nem verdade nem erro, e as normas sao passageiras.
-- SOCRATES
Adversário da democracia ateniense, ele compartilha o desprezo dos sofistas pelo conhecimento da natureza, bem como sua critica da tradição, mas rejeita o seu relativismo e o seu subjetivismo. Para Socrates, o saber fundamental e o saber a respeito do homem se caracteriza por três elementos: um conhecimento total valido; conhecimento moral; conhecimento pratico. Sua ética e racionalista. Nela encontramos: uma concepção do bem; tese da virtude; a tese segundo o qual a virtude pode ser transmitida ou ensinada. Resumindo, o homem age quando conhece o bem, por outro lado, se sente dono de si mesmo e e feliz.
-- PLATAO
A ética de Platão, se relaciona intimamente com a sua filosofia política, porque para ele a polis (cidade) e o terreno próprio da vida moral. Sua ética depende intimamente, como a sua política: da concepção metafísica; da doutrina da alma. Pela razão, a alma se eleva ao mundo das ideias. Seu objetivo e purificar ou libertar-se da matéria para apreciar o que realmente e e sobretudo a ideia do bem. O homem e bom enquanto bom cidadão. A ideia do homem se realiza somente na comunidade. Resumindo, para ele o homem se forma espiritualmente somente no estado.
-- ARISTOTELES
Para ele, a ideia nao existe separada dos indivíduos concretos, que sao o único existente real; a ideia existe somente nos seres individuais. Diz ele que somente existe um ser puro, sem potência: Deus. Mas qual o fim ultimo para o qual tende o homem? Aristoteles afirma que e a felicidade. A