filosofia
Os filósofos dialogam entre si, se contradizem... E nós, mortais, como saber como e por onde começar? Todo filósofo é homem. Todo homem é mortal. Logo, todo filósofo é mortal.
Mas e nós, todos os mortais, poderemos ser filósofos?
Há controvérsias sobre o início do uso desse termo, mas Diógenes Laércio narra que Pitágoras teria inventado a palavra philosophia, ao dizer que não era um sophós, um sábio, mas um philosophós, um amigo ou amante da sabedoria. Não aquele que detém o saber, mas o amigo do saber, aquele que ama o saber e, por isso, busca-o. A sabedoria seria privilégio dos deuses; aos homens, cabe buscá-la, sem pretender tê-la alcançado de todo.
É conhecida a frase Só sei que nada sei, atribuída a Sócrates. No texto Apologia de Sócrates, também de autoria de Platão, encontramos uma explicação, dada pelo próprio personagem, sobre o sentido dessa frase. Em resumo, Sócrates afirma que sua sabedoria consiste em não pensar saber o que não sabe, mais do que em possuir alguma doutrina ou teoria que deva expor aos outros .A filosofia para Sócrates não aparece como um saber já constituído, mas antes como uma relação com o saber. Sócrates fez filosofia questionando o que era considerado e aceito como saber na cidade. A atitude de Sócrates foi enunciar questões sobre o que as pessoas que eram tidas como sábias diziam saber. Esse estado de ignorância evidenciada era extremamente incômodo para muitos de seus concidadãos, o que levou vários dos interlocutores de Sócrates a nutrir ressentimento por ele. Contudo, esse era o saber propriamente humano.
Sócrates ficou conhecido por questionar e, com isso, estimular a educação dos jovens de sua época por meio da filosofia prática – o diálogo.
Aprender filosofia é um desafio. O aprendizado da filosofia envolve a