filosofia
Ele acha que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro, a verdade para Platão não é o que podemos ver e tocar e sim o que não se modifica nunca.
Platão criou um mito que pode ajudar a entender o mundo das idéias :
Imagine um grupo de prisioneiros que nasceu no interior de uma caverna escura, eles estão acorrentados de costas pra entrada da caverna, só podem olhar pra parede de fundo, a luz de uma fogueira projeta nessa parede as sombras de tudo que existe lá fora, os prisioneiros acham que elas são a realidade, nunca viram a luz .
Nossa vida para Platão é como a dos prisioneiros do mito, vemos as coisas que conhecemos como se fosse reais, mas não passam de sombras, ilusão, a verdade está fora da caverna, no mundo das ideias, na luz. Platão defende a existencia de dois mundos.
O mundo da matéria e o mundo das idéias.
O mundo da matéria é onde vivemos, podemos pegar nas coisas e etc.
O mundo da idéia é onde tudo já existe, mesmo o que ainda será invetado, tudo é perfeito, onde vivem os significados das coisas... mais ou menos isso imagina CADEIRA por exemplo. o objeto de madeira faz parte do mundo da matéria.. o significado da palavra cadeira, o pra que ela serve e etc ,... ela fazem parte do mundo da matéria!
Platão dividiu o mundo em dois: sendo eles o mundo sensível e o inteligívell.. no Mundo Sensível, tudo flui, visto que nada é eterno.. as coisas surgem e desaparecem, ou seja, o mundo dos sentidos.. é feito de um material sujeito à corrosão do tempo...
Ao mesmo tempo, tudo é formado a partir de uma forma eterna e imutável... resumindo: o mundo sensível é um mundo dos sentidos é o mundo da multiplicidade.. do movimento, e é ilusório, das aparências, pura sombra do verdadeiro mundo... ex: Mito da Caverna..
Já o Mundo inteligivel, é um mundo das idéias