filosofia
CURSO DE PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Filosofia
OS MITOS DA FILOSOFIA
No presente texto veremos o que são mitos e a influencia da filosofia neste período. Considerando que foi na era filosófica A.C que todos os deuses eram adorados por seus povos, embora acreditassem em mitos. Na filosofia os deuses tentavam explicar sobre o surgimento da força da natureza entre os fenômenos naturais que aconteciam naquela época.
Quando o mito em sua razão era fundamentado por sua história e se encontrava numa legitimidade para todos, assim, acreditavam nisso e apoiavam-se nestas crenças.
Mas o essencial são as ideias imutáveis e eternas que concedem ao mundo uma sensível realidade. Aristóteles se refere à alma como um ser que se move por si mesmo, o homem é o único ser capaz de pensar e agir perante a alma.
Ainda que permaneça bastante obscura essa teoria explícita a importância da liberdade para o filósofo e, ao mesmo tempo, traduz a sua ideia de simplicidade associada à tranquilidade do espírito- que, por compreender racionalmente o mundo, perderia o medo e se desvencilharia das explicações supersticiosas que causam danos e perturbações. Ou seja, esta não é uma teoria apenas física, mas também ética. (FALABRETTI e OLIVEIRA, 2011, p. 117)
A partir do século I, uma grande surpresa mudou um pouco a cultura ocidental: Jesus Cristo havia nascido, e um novo tipo de religião destacou-se: o Cristianismo; porém isso trouxe muitos desafios para a filosofia. Com todos os problemas surgindo exigiu-se que a filosofia auxilia-se para consolidar a nova religião.
Nos primeiros anos uma das maiores dificuldades do cristianismo, foram organizar os textos, cartas enviadas pelos apóstolos às recém-criadas comunidades cristãs que formariam o Novo Testamento. Essa organização durou pelo menos três séculos, o livro da bíblia então só foi fixado no ano de 367, porém vários textos considerados ocultos continuaram desafiando especialistas.
Mas a