Filosofia
ANA PAULA DE QUEIROZ
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A DOCÊNCIA
Luziania – GO
2014
FACULDADE DOM CASMURRO
ANA PAULA DE QUEIROZ
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A DOCÊNCIA
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina Filosofia, sob orientação do professor Marcilon Duarte.
Curso: Docência do Ensino Superior
Aluna: Ana Paula de Queiroz
Luziânia-Go
2014
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A DOCÊNCIA
A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
A filosofia busca entender a base do conhecimento. A causa primeira que é a essência dos fenômenos. Ela desmistifica o conhecimento mitológico, trabalha com a realidade.
A filosofia na educação traz a reflexão questionadora sobre os conhecimentos ministrados no ambiente escolar. A capacidade de refletir sobre a realidade e o fundamento de todas as coisas. A verdadeira arte do pensar sobre os fundamentos de forma racional, lógica e sistemática da realidade natural e humana.
O desenvolvimento do pensamento filosófico é independente e crítico, pois permite experimentar um pensar individual. O pensamento filosófico consegue transpor as mais diversas barreiras. É possível perceber o mundo de uma forma diferente da convencional. Experimentar a prática de análise em benefício de encontrar o mundo realista.
O professor é capaz, por meio de indagações filosóficas, despertar nos alunos um espírito investigativo de querer saber o porquê das coisas, para